quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Família Barros - Levando a Palavra de Deus ao povo Kaiwá

Nestas últimas semanas aconteceram dois eventos muito marcantes. Vimos a preocupação de fazer discípulos crescendo entre os próprios indígenas. Alguns anos atrás num congresso do CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Lideres Evangélicos Indígenas) que ocorreu em Porto Velho falou se muito da 3ª onda e hoje entre os kaiwá isso esta começando a tomar forma.Bom o termo 3ª onda se deu a fato que os primeiros missionários foram os estrangeiros: a primeira onda. Na metade final do século XX começou a 2ª onde os próprios brasileiros abraçaram a causa missionária.
E agora vem a 3ª onda, onde os próprios indígenas estão cumprindo o ide de Cristo e alcançando não só o seu próprio povo, mas outros povos indígenas.No final de julho Cristiano e Salvador foram convidados para participar do I Fórum de Tradução e Educação Indígenas em Chapada dos Guimarães, um evento que envolveu mais de 20 povos indígenas. Algo que chamou muita atenção foi o fato que o modo de trabalho da tradução da Bíblia implantado entre os kaiwá serviu de ânimo para outros povos ali presentes e creio que esse mover de Deus irá alcançar os povos indígenas que carecem ouvir as Boas Novas.Neste último final de semana ocorreu aqui em Dourados uma reunião de obreiros da missão Caiuá, onde um ponto central comentado em quase todo o encontro foi a necessidade de não retermos o que temos a aprendido, mas passar para os demais patrícios (indígenas) essa mensagem que traz vida eterna.
Esses dois eventos são motivos de alegria e também de muita oração, pois vemos o Senhor da seara levantando ceifeiros para os campos brancos, mas ainda faltam obreiros.
"Ide fazei discípulos de todas as nações..." um desafio não só da 3ª onda, mas sim de todos que fazem parte dessa grande Família: a família de Deus. "Ide fazei discípulos de todas as nações..."

Upéixa Nhandejáry tuvixa
mba'e ojapo va'ekwe nhande-rehe. Upéa-gwi javy'a. Salmo 126.3

Pedidos de Oração
1. Pelo término da tradução do Velho Testamento: que o Senhor nos dê muita sabedoria no rabalho;
2. Pela igreja evangélica indígena. Que o Senhor ajude a liderança a tomar as decisões corretas em face a novas situações que estão surgindo;
3. Pelas pessoas que nos ajudam na tradução: os indígenas Salvador e Rossandra, e também amissionária Loraine Bridgeman;
4. Que os indígenas se interessem cada vez mais em manter sua própria língua;
Agradecimentos:
- Por tantas pessoas que têm nos sustentado em oração e contribuído em favor de nosso trabalho.

Envolva-se na tradução da Bíblia.
http://www.missaoalem.org.br/
Associação Linguística Evangélica MissionáriaVisite o site acima ou escreva para:Missão ALEMCaixa postal 610170749-970 Brasília — DF

******************************

Em Casa
J ulho foi um mês bem proveitoso, Cristiano finalizou a tradução de 2 Crônicas antes de julhocomeçar, aproveitamos as férias das crianças para visitar duas igrejas, uma no estado de São Paulo e outra no Paraná. Assim pudemos visitar os pais do Cristiano e também os da Eliane,as crianças gostaram muito e brincaram e mataram a saudades dos avós, tios e primos também.Também no final de julho Cristiano e Salvador foram para Chapada dos Guimarães para um Fórum de tradução e Educação.
Com os ânimos renovados reiniciamos nosso trabalho emagosto. No início de setembro irá completar 4 anos que iniciamos a tradução da Bíblia entre oskaiwá e fazendo um balanço desses anos estamos caminhado bem. Quando chegamos aqui em Dourados tínhamos um total de 6484 versículos para traduzir totalizando 17 livros. Hoje sófaltam 3368 versículos, um total de 5 livros. Estamos animados e empolgados, pois Deus tem nos abençoado nesse ministério e se Ele permitir, poderemos concluir a tradução em menos de 4anos. Depois disso o novo desafio: fazer a revisão total da Bíblia para poder imprimi-la e entregá-la ao povo kaiwá.

Escreva-nos:familia_barros@wycliffe.org ou
R. Bertoldo Miranda Barros, 608Jardim Flórida II- Dourados - MS - CEP 79822-110.

Conta Bancá r i a :
Caixa Econômica Federal
Agência 4068 Operação 013
Conta Poupança 823-4

Nenhum comentário: