sexta-feira, 20 de março de 2009

LEMBRANCINHA: CORDEIRO DE DEUS




O molde pode ser ampliado
Representação de Jesus Cristo (o cordeiro) que morreu por nós na cruz: Colar o cordeirinho inclinado para manter a cruz em pé!
O molde do coração: (o pé da cruz é picotado em três partes, e coladas duas para um lado e a
terceira para o outro para ficar bem firme).


O acabamento não aparece depois, já que o cartãozinho com o nome da
professora e uma frase legal sobre a páscoa podem ser colados sobre ele.
Finalizando: uma tirinha de EVA amarelo cortado com tesoura de picotar para
representar a coroa de espinhos que Jesus usou na cruz!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

PÁSCOA


ACRÓSTICO


Esther Duarte Costa


P áscoa é "passagem" da morte para a vida,

A través de Jesus que foi morto e reviveu.

S e você nEle crê, perdoado será,

C onforme na Bíblia, Ele prometeu.

O uça com atenção: não endureça seu coração.

A manhã será tarde; hoje é o dia aceitável.



Dicas para o professor:

  1. Este acróstico pode ser apresentado por seis crianças de 6 a 8 anos.
  2. Prepare 6 cartazes, colocando em cada um, uma letra da palavra PÁSCOA.
  3. Cada criança deve segurar um cartaz, todos na mesma altura e falar (de cor ou lida) a frase correspondente à letra do cartaz que segura.
  4. Para concluir, todas cantam "Um dia lá na cruz" , de CSPC, vol.3, n.42.

A RESSURREIÇÃO


(Jogral para 4 pessoas)


Por José Machado Golegã

1 e M - Alta madrugada!

TODOS - Todos dormem!

1 e 2 F - Porém algumas mulheres vão apressadas ao túmulo de Jesus

1 e 2 M - Estão preocupadas.

1 F - Quem nos removerá a pedra?

2 F - ... a grande pedra da entrada.

1 e 2 F - Queremos embalsamar o corpo do Senhor. Ele foi tão bom! Tamanho o Seu amor...

TODOS - Mal supunham o que as aguardava:

1 e 2 F - O túmulo! Está aberto!

TODOS - Está aberto!

1 F - A grande pedra foi tirada.

1 M - Dois anjos mandou o Senhor para anunciar.

1 e 2 M - JESUS RESSUSCITOU!

1 e 2 F - incrível! incrível!

TODOS - Medo, pavor, assombro, tomam conta de todos.

1 F - Quanta coisa! Que confusão!

2 F - Os anjos; os guardas; a pedra removida; o túmulo vazio...

1 e 2 M - Será mesmo verdade tudo isso?

1 M - Logo os discípulos são avisados

2 M - Custo a crer - disse João - Mas a cena é tão real... Agora compreendo o texto da Escritura

1 e 2 F - Ele veio para morrer. Por nós entregou a Sua vida.

1 e 2 M - Mas ressurgiu, venceu a morte, demonstrou Seu poder.

TODOS - CRISTO VIVE!

1 e 2 M - Vive hoje - aqui - em mim - em ti!

1 e 2 F - E ainda faz a mesma pergunta:

TODOS - Tu me amas?

1 e 2 M - E dá a mesma ordem: TODOS - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".


NOTA: M e F são para vozes masculinas e femininas.


DICAS PARA O(A) PROFESSOR(A): Ensaie bem a entonação e as falas para que fiquem homogêneas.

terça-feira, 17 de março de 2009

OS DOIS LADOS DA PÁSCOA

( O CERTO E O ERRADO )
Phyllis Robinson e Evelyn Cook)

Uma lição em cartazes para ser ilustrada com silhuetas, destinada ao professor que está procurando um método diferente para tocar os corações das crianças com a mensagem da Páscoa.

Material Necessário:
9 retângulos de cartolina preta; 8 retângulos de cartolina branca; 1 retângulo de cartolina amarela (cada retângulo com cerca de 27 x 36 cm ou de acordo com o tamanho de sua classe).
Prepare o visual prendendo, com fita adesiva, os 8 retângulos de cartolina branca e o amarelo na extremidade direita. Em seguida, cole ou prenda com fita adesiva os 9 pedaços de cartolina preta no verso. Dobre em forma de sanfona, deixando todas as de cor branca de um lado e as de cor preta de outro.
Prepare as silhuetas da seguinte forma:
Recorte em papel branco, para colar nas folhas pretas: (1) Título: OS DOIS LADOS DA PÁSCOA; (2) Ovo de Páscoa; (3) Judas enforcado; (4) Cesta; (5) Coelho; (6) Flores; (7) Presente; (8) Pessoas (crianças e adultos); (9) Página preta, sem figura. Recorte em preto para colar nasfolhas brancas: (9) Jumentinho; (8) Pão e vinho; (7) Moedas de prata; (6) Pessoa ajoelhada; (5) Coroa de espinhos; (4) Cruz; (3) Túmulo aberto e anjo; (2) Pomba; (1) Figura para representar o céu. (O número entre parêntesis indica a página da folha preta, que aparecerá no verso).
Mostre o título e pergunte:
- Você sabia que há dois modos de se comemorar a Páscoa?
Desdobre uma página de cada vez. Discuta cada silhueta segundo a ênfase de nossa sociedade (ovos de páscoa, coelhos, presentes, etc.). Adapte de acordo com a faixa etária de sua classe.
- Todas as festas seculares deixam um grande vazio nas pessoas. (Mostre a página preta). Mas há o outro lado da Páscoa! Vamos começar a história com este jumentinho.
Continue a mensagem, utilizando as silhuetas que falam do verdadeiro significado da Páscoa. Termine falando do Céu (Pàgina Amarela).
Uma variação desta sugestão pode ser feita, dando-se atividades às crianças; elas podem preparar as figuras para um mural (colar ou desenhar figuras em tiras de papel, coladas na parede), ou decorar um quadro de avisos para a época da Pàscoa.






sexta-feira, 13 de março de 2009

MANEIRA DE CRESCER ESPIRITUALMENTE


  • Manter-se no espírito de um arrependido: Mt. 5.23-24 " Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus."

  • Manter-se no espírito de oração: I Ts. 5.17 - " orem sempre"

  • Manter-se no espírito de louvor: I Ts. 5.18 - "e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus."

  • Manter-se no espírito de confiança: Pv. 3.5 - " Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência".

  • Continuar a confessar Cristo como único Salvador e Senhor: Mt. 10.32 - "Se alguém afirmar publicamente que é meu, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ele é meu."

  • Continuar a estudar as Escrituras Sagradas: I Tm. 2.15 - "Mas a mulher será salva tendo filhos se ela, com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus."

  • Procurar a comunhão com outros verdadeiros seguidores de Cristo: Atos 2.42 - "E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações."

  • Procurar ganhar outras almas para Cristo: Pv. 11.30 - "Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio."

SENHOR, GOVERNA TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA

Conheço um rapaz que tem um coração dedicado a Deus e um grande talento para liderar cultos e ensinar a Palavra. No entanto, ele não consegue entregar sua vida completamente ao Senhor. Ele continua a viver do jeito dele, fazendo suas coisas, e está sempre frustrado porque até agora nada deu certo em sua vida - não apenas sua vida pessoal, mas também profissional e financeira. Sei que, se ele apenas dissesse: "O que tu quiseres Senhor, eu farei", e verdadeiramente vivesse de acordo com isso, Deus o usaria de modo poderoso, e todas as áreas de sua vida seriam abençoadas.Por que algumas pessoas parecem nunca crescer no Senhor? Por que elas saem de uma calamidade para outra, sem conseguir fazer outra coisa a não ser sobreviver? Por que elas raramente experimen¬tam, se é que conseguem a alegria do Senhor? Os avanços espirituais? Um relacionamento mais profundo com Deus? A liberdade de exercer seus dons? Por que elas não conseguem ir adiante e alcançar os propósitos e o destino que Deus tem para elas?
A resposta, creio eu, encontra-se na palavra "entrega". Eles não entregaram a vida completamente a Deus. Não colocaram Jesus como Senhor de sua vida.
Entregar tudo significa estar disposta a dizer: "Senhor, o que tu quiseres que eu faça, eu farei. Digo sim para qualquer coisa que tu me pedires, mesmo que isso signifique morrer para mim mesma e para meus desejos. Abrirei mão das coisas da carne que quero, a fim de ter mais de ti em minha vida. Irei à igreja quando minha vontade for permanecer em casa. Irei jejuar quando minha vontade for comer. Irei orar quando preferir ir para a cama. Irei ler tua Palavra quando preferir assistir à TV. Irei contribuir quando preferir gastar o dinheiro comigo mesma. Irei adorar-te e louvar-te como minha primeira reação e não como meu último recurso. Farei o que ordenares, a fim de agradar-te e alcançar tudo o que tu tens para mim". Essa atitude de entrega significa colocar Deus em primeiro lugar e submeter-se ao senhorio dele. E faz toda a diferença em nossa vida.
Jesus é Senhor, quer você o declare, quer não. Isso porque "Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2:9-11). No entanto, ele não é apenas Senhor do universo, ele é Senhor de nossa vida individual também. O fato de você reconhecer isso ou não vai determinar o sucesso e a qualidade de sua vida. Se não declararmos pessoalmente que Jesus é Senhor de nossa vida, isso mostra que não somos controladas pelo Espírito. "Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo" (1 Co 12:3).

(Extraído do livro: “O Poder da Mulher que ora”)

quinta-feira, 12 de março de 2009

DIA DA POESIA

Dia 14 de março - "Dia Nacional da Poesia"

A tradição judaico-cristã é hábil em criar datas e nomes para reconhecer-lhes. Dentro desse quadro, tem-se feito muita confusão a respeito de poetas e poesias.
O "Dia Nacional da Poesia" se comemora no dia 14 de março, data do aniversário do grande poeta Castro Alves, que nasceu na Freguesia de Muritiba, na Bahia, atual município de Cachoeira, em 1847 e faleceu em Salvador em 6 de janeiro de 1871.

Também se comemora nesta data, cuja padroeira é "Santa Matilda, o "Dia do Vendedor de Livros".


Castro Alves

sexta-feira, 6 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


SENHOR, PREPARA-ME PARA SER UMA VERDADEIRA ADORADORA


Minha Oração a Deus
Senhor,

Não há maior fonte de alegria para mim do que te adorar. Venho a tua presença com ações de graça e inclino-me diante de ti no dia de hoje. Exalto teu nome, pois tu és grande e digno de ser louvado. Obrigada por teres colocado alegria em meu coração (Sl 4:7). Toda honra e majestade, poder e glória, santidade e justiça pertencem a ti, Senhor.

Obrigada porque "benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência" (Sl 145:8). Obrigada porque "grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir" (Sl 147:5). Obrigada porque tu amparas o humilde e fazes cair por terra os ímpios (Sl 147:6). Obrigada porque fazes justiça aos oprimidos, dás pão aos que têm fome e libertas os encarcerados. Obrigada porque tu abres os olhos dos cegos e levantas os abatidos (Sl 146:7,8).Obrigada, Senhor, porque teus planos para minha vida são bons, e tu tens para mim um futuro cheio de esperança. Obrigada porque tu estás sempre restaurando minha vida, conduzindo-a a uma plenitude cada vez maior. Eu te louvo e te agradeço, pois tu és para mim aquele que sara, aquele quê supre, és meu Redentor, meu Pai e meu Consolador. Obrigada por te revelares a mim por intermédio de tua Palavra, de teu Filho Jesus e de tuas obras po¬derosas na terra e em minha vida. Obrigada por teu amor, tua paz, alegria, fidelidade, graça, misericórdia, bondade, verdade e cura. Obrigada porque posso depender de ti, pois tu e tua Palavra sois firmes. Obrigada porque tu és o mesmo ontem, hoje e sempre.

Senhor, perdoa-me quando deixo de louvar-te e adorar-te como tu mereces e desejas. Ensina-me a adorar-te de todo o meu coração e da maneira como tu queres. Faze-me uma verdadeira adoradora, Senhor. Que o louvor e a adoração sejam minha primeira reação em todas as circunstâncias.Louvo teu nome no dia de hoje, Senhor, pois tu és bom, e a tua misericórdia dura para sempre (Sl 136:1). "Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos" (Sl 63:3,4). Eu declararei entre as nações a tua glória, entre todos os povos, as tuas maravilhas (Sl 96:3). Eu te adoro na beleza da tua santidade e te dou a glória devida ao teu nome (Sl 29:2).

(Extraído do livro: “O Poder da Mulher que Ora” -

terça-feira, 3 de março de 2009

FIQUE ATENTA:

KILO DO AMOR: Trazer em qualquer programação da SAF

CULTO NOS LARES: (Sexta-feira) às 19:30h - Responsável: Ana Maria



OFICINA DE ARTES: 03/03 (terça-feira) às 13:00h - Responsável: Gerônima e Aparecida


DIA DE ORAÇÃO DAS SAF's DO BRASIL: 06/03 - (sexta-feira) - Responsável: Ana Maria


CASA LAR: 07/03 (sábado) às 14:30h - Responsável: Milca


DIA INTERNACIONAL DA MULHER: 08/03 (domingo) às 19:30h - Café após o culto - Responsável: Luiz e Natanael

RECEPÇÃO IBELINOS: 04/04 (sábado) às 19:30h - Reflexão: Rev. Paulo - Dinâmica: Lezir - Social: Joaquina

VISITAS A SEREM FEITAS:
- Glorinha e Tia Lola - Responsável: Lezir
- Ana Maria, Maria Angela, Eliana Abrão - Responsável: MizzA


S A F
Onde você
Serve
Ama e
Fica
Para ser benção!