sábado, 27 de fevereiro de 2010

[link=http://www.show-de-recados.com]


[/link]

[b]Mais recados? http://www.show-de-recados.com[/b]

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MATEUS 6.25-34


25  Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PR. GERSON E MARILIA NO SENEGAL

Amados irmãos em Cristo e participantes conosco na obra missionária, graça e paz.


Hoje é terça-feira, dia 16 de fevereiro. Chegamos ontem à noite da nossa última viagem aos villages (aldeias), e queremos compartilhar alguns motivos de oração para que estejam conosco diante do Pai Celeste.

Antes, porém, gostaria de compartilhar com vocês algumas lições bíblicas tiradas na minha meditação nesta manhã, em 1 Reis 18.41-46:

1. Elias disse a Acabe: “Já se ouve ruído de abundante chuva” (vs. 41) – isto é fé, “a certeza de coisas que se esperam, a conviccão de fatos que se não vêem”. Vivemos pela fé.

2. Elias manda o seu assistente olhar para o lado do mar e este lhe responde: “Não há nada” (vs. 43) – Visão humana da situação; Se formos pela nossa visão humana, podemos desanimar.

3. Elias o mandou olhar “sete vezes” (vs.43) – perseverança. É necessário seguir em frente, mesmo que talvez não vejamos nenhum resultado, nenhum fruto aparente do nosso trabalho.

4. No vs. 44 estão registradas as palavras do rapaz, ao olhar pela sétima vez: “Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem” – sinal de Deus; Deus nos envia sinais da Sua vontade, e isto deve nos animar, mesmo que seja um “pequeno” sinal.

5. Então, Elias disse para Acabe: “Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha” - Ações de fé (mesmo sem ter ainda a chuva). O que Deus manda fazer, devemos obedecer, mesmo que possa parecer até mesmo absurdo.

6. Que frase bonita no vs. 45: “grande chuva” – a concretização da promessa. Lembra-me o hino, “a fé contemplada” - “Deus promete grandes coisas conceder, a qualquer que peça crendo que há de obter...”.

Bem, é isso! Vamos firmes, então, com a graça de Deus, Amém?

Chegamos em Thioffior no sábado. À noite, passamos o Filme Jesus e houve pregação da Palavra através do obreiro local, João Noel (Wali é o nome Serere dele). Abrindo um parêntese, há algum tempo, colocaram-me um nome serere – “Samba”. Fiquei sabendo que significa “corajoso” – Amém, né? Na Marilia colocaram “Binta”. Não sabemos o significado ainda. Bem, retornando ao sábado, houve cerca de 200 pessoas presentes na projeção do filme. No domingo à noite, passamos em outra aldeia também com a pregação da Palavra e oração depois pelas pessoas. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes. Nesta aldeia nunca antes tinha sido passado o Filme, é um privilégio poder pregar a Palavra. Louvado seja o Senhor!!!

CONHECENDO UM POUCO MAIS THIOFFIOR: É uma aldeia que se encontra a cerca de 20km da cidade de Kaolack. Esta cidade fica a 192km de Dakar. Thioffior possui uma população de cerca de 2.000 pessoas, e muitas outras pequenas aldeias em redor, com milhares e milhares de vidas carentes da salvação e libertação, que só Cristo pode dar.

Motivos de Oração que queremos compartilhar com vocês:

Gratidão:

- Pelos livramentos que Deus tem nos dado: Na semana passada, o carro ficou alguns dias na oficina, fazendo reparos (devagar, vamos arrumando o nosso “burrão”, como é carinhosamente chamado o nosso “animal de carga”). Bem, depois que saímos da oficina, cerca de dois quilômetros, todos os parafusos da roda traseira lado esquerdo tinham se soltado, porque o auxiliar do mecânico esqueceu de apertar. A Marilia estava dirigindo. Graças a Deus, que era o momento da saída dos alunos da Escola, e tinha um grande congestionamento. Então, a roda somente soltou e não chegou a tombar, mas ficou totalmente sem parafusos. O carro ficou no meio da rua, e fui buscar o mecânico, que pediu mil desculpas. Nós louvamos ao Senhor por este grande livramento. Imaginem se a roda tivesse caído quando a Marilia estivesse em uma pista com maior velocidade? Misericórdia!!!

Bem, fomos para Mbour. Quando eu estava dirigindo o carro, o parafuso da direção na roda dianteira lado esquerdo se soltou, e a roda ficou totalmente livre, sem controle. Graças a Deus, o carro estava em uma velocidade de cerca de 15 km/h, e não houve nenhum problema, era uma estrada de chão perto da aldeia. Mais um livramento, Louvado seja o Senhor!!!

Há muitos outros livramentos que poderíamos citar: de doenças, do poder das trevas, etc. O que podemos dizer é: “Grandes coisas tem feito o Senhor por nós, por isso estamos alegres!”.

- Pelas vidas alcançadas pela Palavra neste final de semana: cerca de 500 pessoas muçulmanas animistas. Foi uma grande “porta aberta” para a proclamação da Palavra de salvação (2 Co 2.12).

- Pela provisão do Senhor para as viagens, pelo grupo de irmãos e igrejas que tem estado conosco neste trabalho.



Intercessão:

- Para que o Senhor faça frutificar a Palavra nos corações dos que a ouviram. Deus se utiliza das nossas orações para o cumprimento dos Seus planos;

- O João Noel pediu oração pelo Sr. Jean Saar – um ancião da aldeia, ao qual ele tem evangelizado – que o Senhor se revele a ele;

- pelo trabalho chamado “Clube das crianças” que acontece todo sábado em Thioffior – cerca de 200 crianças são alcançadas através de brincadeiras, cânticos e história bíblica. Um dos anciãos da aldeia, há alguns dias atrás, falou para o João Noel: Nós, os velhos, não podemos deixar as nossas crenças, porque estamos presos. Nós sabemos que o que você fala é a verdade, mas não podemos aceitar por causa da nossa situação [envolvimento com os espíritos]. Mas as crianças não, quero encorajar você a continuar falando para elas, para que elas tenham uma vida diferente da nossa”. Irmãos, isto me tocou muito – o senhor idoso sabe que está no caminho errado, mas não tem forças para sair. E ele, mesmo sendo muçulmano animista, encoraja o trabalho com as crianças, para que elas tenham oportunidade de ouvir sobre a salvação em Jesus Cristo. Precisamos orar por aquele homem, pelo João Noel que prega para ele, e pelas crianças, para que elas verdadeiramente sejam alcançadas e possam ter a “vida abundante”, em Cristo.

- Pelo Dominique, irmão do Bonifácio (aproveitando, graças a Deus, o Bonifácio continua crescendo no conhecimento da Palavra). Bem, o Dominique foi preso por alguma situação que não entendi bem, depois de algum tempo foi solto, e tem procurado o Bonifácio para conhecer mais sobre a nova vida dele. Vamos orar pelo Bonifácio, para que seja instrumento de Deus na vida do Dominique, e pelo Dominique, para que Deus também esteja agindo nele, salvando a sua vida e de sua família.

- O João Noel tem passado por batalhas, dentre elas, problemas constantes de saúde da esposa Angelique, e a influência da família (muçulmana animista) na educação dos três filhos dele. Orem conosco pelo João Noel – para que o Senhor o fortaleça e o conduza nas decisões na questão dos filhos. Ele tem pensado em se mudar para uma casa onde ele possa ter maior privacidade – ele, a esposa, e os três filhos. Bem, só para vocês entenderem melhor, sabem como é a família africana, né? Questão do clã – quando menos se espera, estão outros membros da família morando juntos, e o líder da casa assumindo as despesas, e a vida se torna bem comunitária... Esta é a situação do João Noel no momento.

- Próximas ações de saúde (atendimentos de enfermagem e odontológicos):

- Semana próxima – no Projeto da Vildene, para meninos talibês e de rua;

- De 05 a 15 de março em Gabu, Guiné-Bissau (onde atuam os missionários Rogério e Fabiana, e Lucimar). Esta será uma viagem desafiadora – cerca de 1.500km ida e volta. Vamos orar pela provisão e proteção do Senhor. Estaremos indo em uma equipe de 05 pessoas.

Orem conosco por estes trabalhos, para que muitas vidas sejam abençoadas e que Deus se utilize destas atividades para que o Seu amor venha a ser conhecido.



Um abraço senegalês a todos.

Em Cristo,

Gerson e Marilia.

NASCE ENCONTRO DE MULHERES EVANGELICAS INDIGENAS


Queridos


Estou participando da organização do I encontro de mulheres evangélicas indígenas. É um momento muito especial na história da igreja indígena brasileira. Leia a carta abaixo e junte-se a nos em orações e apoio.

abraços/Lenita

***************************

Amados Irmãos

O Conselho Nacional de Pastores e Líderes Indígenas, o CONPLEI, nasceu do sonho de pastores e líderes evangélicos indígenas que ardiam com a visão e paixão de ver Deus glorificado entre as tribos do Brasil. No dia 22 de Março de 1991.

No 1º Fórum de Tradução e Educação Indígena realizado pelo CONPLEI em julho/2009 foram organizadas a Associação de Mulheres Evangélicas Indígenas (AMEI) e a Associação Indígena de Tradutores Indígenas (AITE).

O 1º encontro da AMEI será realizado nos dias 05 a 08 de março de 2010 na sede da Missão JOCUM em Porto Velho. O objetivo principal do evento é, através do uso das escrituras, oferecer à mulher evangélica indígena as ferramentas para lidarem com questões relevantes ao seu papel de cidadã, filha de Deus, auxiliadora idônea no lar e na comunidade a que pertencem .

O programa já está pronto, as preletoras e a equipe de trabalho também. No entanto, como algumas líderes indígenas não têm recursos financeiros próprios, estamos em busca de parceiros para que este evento seja uma grande bênção e contribua para o fortalecimento das igrejas indígenas emergentes.

Para tanto, desafiamos a igreja brasileira a participar com o CONPLEI adotando uma mulher indígena inscrita neste evento. O custo da passagem de ônibus de Cuiabá até Porto Velho está estimado em R$ 300,00 (ida/volta por pessoa). A hospedagem e alimentação R$ 80,00 por pessoa.

O depósito pode ser realizado a favor do CONPLEI, no Bradesco, Agência 598-3, conta corrente 011031-0. Solicitamos que os depósitos sejam comunicados pelo telefone (65) 3301-2608 ou pelo e-mail corinaterena@hotmail.com .

Desde já, ficamos imensamente agradecidos por sua oferta de amor e empenho em prol desta causa. Estamos ao seu dispor para quaisquer outras informações.

Pela AMEI,



Corina Terena

Presidente

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A DETERMINAÇÃO DE SERVIR

"O Filho do homem... não veio para ser servido mas para servir." - Mateus 20.28.

A noção de serviço que Paulo tem é a mesma do Senhor: "No meio de vós, eu sou como quem serve"; "nós mesmos... vossos servos por amor de Jesus".  Temos a idéia de que quem é chamado ao ministério é chamado para ser diferente dos outros. Segundo Jesus Cristo, ele é chamado para ser o "capacho" dos outros; para ser seu líder espiritual, nunca, porém, seu superior.  "Sei estar humilhado", diz Paulo. Essa é a idéia de serviço que Paulo tem: "Gastar-me-ei  até as ultimas forças por vós; tanto faz que me elogieis ou me  censureis, isso não fará nenhuma diferença".   Enquanto houver um ser humano que não conheça Jesus Cristo, sou seu devedor para servi-lo até que o conheça.  A mola-mestra do serviço de Paulo não é o amor aos homens, mas amor a Jesus Cristo.  Se nos devotarmos à causa da humanidade, não demoraremos a ficar sentidos e decpcionados, pois muitas vezes nos defrontaremos com mais ingratidão por parte das pessoas do que de um cachorro; mas, se nossa motivação é o amor a Deus, nenhuma ingratidão é capaz de impedir-nos de servir nosso semelhante.
A compreensão de Paulo de como Jesus Cristo o tratara é o segredo de sua determinação para servir o próximo.  "Noutro tempo era blasfemo, perseguidor e insolente" - não importa como os homens possam tratar-me, nunca me tratarão com a maldade e o ódio com que tratei Jesus Cristo.  Quando compreendemos que Jesus Cristo nos servir a despeito de toda a nossa vileza, egoísmo e pecado, nada que possamos ter que suportar dos outros esgotará nossa determinação de servi-los por amor dele.

Fonte: Tudo para Ele

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONSELHOS À MULHER PRESBITERIANA

(Aderita Alves da Silva)


Mulher Presbiteriana, hoje é o teu dia,
Louva a Deus com devoção e alegria!
Agradeça a Deus pela graça que dele emana.
Sê agradecida, mulher presbiteriana!

Muitas mulheres deixaram exemplos de amor,
De coragem, de submissão ao Senhor,
Como Joquebede, Débora, Esther, Ana...
Segue esses exemplos, mulher presbiteriana!

Intensifica, cada dia, a tua devoção,
Orando mais a Deus, em qualquer situação.
Busca a Deus na angústia, como fazia Ana.
Ora a Deus, com intensidade, mulher presbiteriana!

Procura fortalecer a tua comunhão,
Cultuando a Deus com os irmãos,
Alegra-te, vindo à Igreja, como fazia a viúva Ana.
Sê freqüente à Igreja, mulher presbiteriana!

Cumpre o Ide do Senhor, sai a pregar,
Proclama o evangelho em qualquer lugar,
Torna-te missionária como a mulher samaritana.
Procura evangelizar, mulher presbiteriana!

Deus também requer ofertas especiais
Para manter sua casa e propagar a paz,
Sê liberal em ofertar, como Joana e Suzana.
Serve a Deus com os teus bens, mulher presbiteriana!

Busca a sabedoria e a cultura também,
O saber nos enobrece e a todos faz bem,
Pede a Deus sabedoria, porque é dele que emana.
Torna-te uma mulher sábia, mulher presbiteriana.

MULHER PRESBITERIANA

Por Marianna Vailant, membro da IP de Alegre (ES)

Mulher presbiteriana
Sempre a trabalhar
Na obra do Senhor
A evangelizar

Mulher amorosa
Que educa o seu lar
Com a palavra de Deus
Sem jamais deixar de orar

Por isso em sua igreja
Devemos sempre nos orgulhar
Dessas servas do Senhor
Que sabem como brilhar

Brilhar em sua obra
Brilhar com seu fervor
A essas verdadeiras auxiliadoras
Dedicamos nosso amor

Por isso nesse dia
Venho expressar toda admiração
Que tenho por essas mulheres
Que têm Cristo no coração

Parabéns pelo seu dia
Sejam sempre assim
Pois é através de mulheres como essas
Que sabemos que a obra não terá fim

(fONTE SITE IPB)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

QUANDO TUDO PARECER PERDIDO

Quando tudo parecer perdido e a esperança desaparecer, procure por Mim.
Estou a teu lado, embora não me vejas.
Quando lágrimas insistirem em cair de teus olhos,
lembra do sangue que derramei para que fosses feliz.

Se um desejo de morrer tomar conta de teu ser,
lembra que a tua morte será em vão.
Eu morri para salvar os homens.
E dá-lhe vida e vida em abundância!
Eu tenho meu tempo. Eu sou dono da vida e da morte e tu só morrerás em meu tempo.

Quando tudo parecer breu e os desamores, as descrenças,
as desesperanças, insistirem em tomar conta de teu coração,
Me busque, pois nunca abandonei quem de Mim precisou,
e não serás tu, que confias em Mim,
que deixarei desamparado.

Vamos, coloque um sorriso neste rosto.
Erga a cabeça e siga em frente.
Logo, logo, sentirás a minha presença e tudo se resolverá.
Tristezas não cabem em Meu mundo.
E se te provo em coisas da vida, é porque sei, que tens força suficiente para enfrentá-las.
Eu sou teu Deus...
Jamais te abandonarei.
Portanto filho, espera e confia.
Em Meu tempo, tudo resolverei.
Entrega-te a Mim sem medo...
Pai nenhum deste mundo abandona um filho.
Aceite então as provações a que te submeto.
Estas só servirão para engrandecer o teu espírito,
e te tornares mensageiro de Minhas palavras e de Meus atos em tua vida.
Serás testemunha viva, do Meu poder e do Meu amor por aqueles que confiam em mim!

(Autor Desconhecido)

Provérbios 16.24

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SUA MENTE ESTÁ VAZIA DE DEUS?

"Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas cousas?" - Isaías 40.26

Nos dias de Isaías, o povo de Deus estava com a mente vazia de Deus de tanto contemplar a face dos ídolos. E Isaías os levou a olhar para os céus - para que começassem a utilizar corretamente a imaginação.  Para os filhos de Deus, a natureza pode ser uma fonte de vida. Se somos filhos, temos um fabuloso tesouro na natureza.  Se usarmos a imaginação para captar essas coisas, veremos que em cada vento que sopra, em cada noite ou dia do ano, em cada sinal do céu, em cada florescer ou fenecer da terra, há uma manifestação real de Deus para nós.
O teste da concentração espiritual consiste em levar cativa a imaginação. Sua imaginação está contemplando a face de um ídolo?  Esse ídolo será você mesmo?  Seu trablaho?  sua concepção de como deve ser um obreiro?  sua experiência de salvação e santificação?  Então sua mente se acha vazia de Deus, e quando você se concentra em dificuldades não tem nenhum poder para superá-las; mal consegue se suster em meio a trevas.  Se sua mente estiver mesmo vazia de  Deus, não recorra à sua experiência passada; é de Deus que você precisa.  Não se volte para si mesmo; tire os olhos de seus ídolos e de tudo o que tem esvaziado sua mente.  Erga-se, aceite o desafio que Isaías dirigiu ao povo, e resolutamente volte sua imaginação para  Deus.
Uma das razões de a oração se tornar enfadonha é que não se usa a imaginação; somos incapazes de colocar-nos deliberadamente diante de Deus. Temos que aprender a ser "pão partido" e "vinho derramado" na intercessão, mais do que no contato pessoal.  A imaginação é a capacidade com que Deus dota seus filhos para que saiam de si mesmos e entrem em planos de relacionamento com ele de que nunca desfrutaram.

(Fonte: Tudo para Ele, pp. 35).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOCÊ ESTÁ ESPIRITUALMENTE EXAUSTO?

" O eterno Deus... nem se cansa nem se fatiga." - Isaías 40.28.

A exaustão significa que as forças da vida se esgotaram. A exaustão espiritual nunca é decorrente do pecado, mas do serviço; e estar ou não exausto depende de onde nos "reabastecemos" espiritualmente. Jesus disse a Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas", mas não lhe deu nada para alimentá-las.  O processo pelo qual somos transformados em "pão partido"  e "vinho derramado" implica em sermos alimentados para os outros até que eles aprendam a alimentar-se de Deus; em sermos sugados por eles até a última gota.  Trate de "reabastecer-se" espiritualmente, senão não tardará muito a entrar em total exaustão.  Antes que outras pessoas aprendam a receber a vida diretamente do Senhor Jesus, elas tem que recebe-la através de nós; temos que ser literalmente "sugados" até que elas aprendam a tirar seu alimento de Deus. É nossa obrigação para com Deus estar o melhor possível espiritualmente, tanto para suas ovelhas como para ele.
Acaso a maneira pela qual você tem servido a Deus o arrastou de tal forma que o levou a exaustão?  Se assim o for, então reavive seu interesse. Qual foi a motivação do seu serviço?  Foi sua piedade por  outros ou a redenção de Jesus Cristo?  Examine sempre a origem de suas ações e não esqueça onde está a fonte de energia.  Você não tem o direito de dizer: "Ó Senhor, estou tão exausto!"  Ele o salvou e santificou para exauri-lo. Deixe-se exaurir por Deus, mas lembre-se de que é ele quem o "reabastece". "Todas as minhas fontes estão em ti.".

(Fonte: Tudo para Ele, pp. 34-35)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SANTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA E INSISTENTE


"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo". - I Tessalonicenses 5.23, 24.

Quando oramos pedindo a santificaçao, será que estamos preparados para acatar o padrão que esses versículos  apresentam?  Encaramos o termo santificação com muita superficialidade. Estaremos preparados para pagar o preço da santificação? Ela nos custará uma considerável redução de nossos interesses terrenos e uma imensa ampliação de nossos interesses em Deus.  Significa que todos os recursos do corpo, da alma e do espírito serão acorrentados e  separados exclusivamente para o propósito de Deus. Estaremos preparados para que Deus faça em nós todas as coisas para as quais nos separou?  E, depois que ele tiver feito o seu trabalho em nós, estaremos preparados para nos separarmos a nós mesmos para  Deus, como Jesus o fez?  "A favor deles eu me santifico".  A razão porque alguns de nós não entraram na experiência da santificação é que ainda não assimilamos o que é santificação do ponto de vista de Deus. Santificar-se é tornar-se um com Jesus, a ponto de que a mesma disposição que o govenou nos governe.  Estaremos preparados para pagar o preço que isso nos custará?  Custará a remoção de tudo aquilo que não é de Deus.
Estaremos preparados para assumir plenamente essa oração  do apóstolo Paulo?  Estaremos preparados paradizer: "Senhor, tornam-me tão santo quanto podes santificar um pecador salvo pela graça?"     Jesus orou para que fôssemos um com ele, assim como ele é um com o Pai.  A única e exclusiva característica da presença do  Espírito Santo numa pessoa é uma forte semelhança de família com Jesus Cristo, e a libertação de tudo o que não for semelhante a ele.
Estaremos preparados para nos separar de tudo para que o Espírito Santo opere em nós? 

sábado, 6 de fevereiro de 2010

CHUVAS DE BENÇÃOS?

Rev. Cleverson Gilvan

A cidade de São Paulo tem vivido constantemente sob o caos. As chuvas não dão trégua e já fizeram deste verão um dos mais chuvosos de todos os tempos. Deste modo, todos os dias, milhares de paulistanos já esperam por enchentes, doenças, prejuízos e uma série de outros dissabores. Então, nos perguntamos: Seriam essas chuvas castigos divinos ou simplesmente tragédias naturais?

Antes de elaborar uma resposta direta é necessário examinar o ensino bíblico sobre a punição do pecado.

Quando se fala em punição do pecado devemos lembrar da necessidade que Deus tem de puni-lo por causa da sua própria retidão moral. A santidade perfeita de Deus exige santidade de todas as criaturas racionais. Por isso podemos afirmar que, diferentemente da misericórdia, o exercício da justiça em Deus é necessário.

Os propósitos na punição do pecado são: a) Vindicar a Retidão ou justiça Divina; b) A Reforma do pecador e c) Fazer com que os homens desistam de pecar.

Na linguagem teológica costuma-se falar de dois tipos de castigos:

1. Castigos Naturais - Destes o homem não se livra nem pelo arrependimento nem pelo perdão divino. A Escritura apresenta alguns exemplos » Pv. 6:6-11; 13:4; 23:21; 29:35; Jó 4:8; Sl. 9:15; 94:23. Pense nas conseqüências que a família de um beberrão sofre e nos efeitos da degradação do meio ambiente.

2. Castigos Positivos - Estes castigos não pressupõem simplesmente as leis naturais da vida, mas revelam uma atitude positiva do Santo Legislador. Estes castigos então, referem-se a uma ação direta de Deus sobre o pecador e, portanto, são uma expressão do seu caráter moral, que se ira contra os que violam as suas leis. Veja Lv. 26:21; Nm. 15:30-31; I Cr. 10:13; Sl. 75:8; Is. 1:24, 28.

Assim, entendemos que as tragédias que vem marcando o dia a dia do paulistano não são meras tragédias naturais, antes devem ser vistas como castigos naturais que vem sobre o pecador como consequencia da sua falta de sabedoria na administração da criação que lhe fora confiada.

Desta maneira somos instruídos a repensar, de forma prática, como temos nos relacionado com o lar que recebemos do nosso Pai celestial.

Para refletir: O que você tem feito para minimizar os efeitos da degradação do meio ambiente?

Salmos 40

Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro.  
Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos.
Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.
Feliz aquele que confia em Deus, o SENHOR, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses!
Ó SENHOR, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados.
Tu não queres animais oferecidos em sacrifício, nem ofertas de cereais. Não pediste que animais fossem queimados inteiros no altar, nem exigiste sacrifícios oferecidos para tirar pecados. Pelo contrário, tu me deste ouvidos para ouvir,
e por isso respondi: "Aqui estou; as tuas instruções para mim estão no Livro da Lei.
Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração."
Ó SENHOR Deus, na reunião de todo o teu povo, eu contei a boa notícia de que tu nos salvas. Tu sabes que nunca vou parar de anunciá-la.
Não tenho guardado para mim mesmo a notícia da tua salvação. Tenho sempre falado da tua fidelidade e do teu poder salvador. Nas reuniões de todo o teu povo, não fiquei calado a respeito do teu amor e da tua fidelidade.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Selinho

Ganhei do blog: http://alinnemeucantinho.blogspot.com/



HOMENS PRESBITERIANOS!!!


DESPERTAI, OH! HOMENS PRESBITERIANOS
Que não te deténs no caminho dos pecadores
Nem te assentas com os escarnecedores
Mas, entregas a Deus teus projetos e planos

DESPERTAI, OH! HOMENS PRESBITERIANOS
Que tens prazer na lei do Senhor
E nela meditas, com força e vigor
Renovando sua vida, bem atento, sem enganos.

DESPERTAI, OH! HOMENS PRESBITERIANOS
Como árvore firme e de boas sementes
Foste plantado junto às águas correntes
Gerando bons frutos e vida ao ser humano.

COMO ABEL, OFERECE melhor oferta ao Senhor,
Como aroma suave, um sacrifício excelente,
Uma vida aprovada, de oferta permanente
De louvor e adoração ao Deus Pai e Criador.

COMO ABRAÃO, OBEDECE, bendita a tua herança
Obediente e contrito, sacrificando o seu Filho
Mas, Deus que é fiel, manteve o eterno brilho
No patriarca da fé, uma nação, uma esperança.

COMO JOSUÉ E MOISÉS, edificas um altar
E faças deste altar um marco, uma bandeira,
Com ofertas de paz, voluntárias, altaneiras.
Que te faças refletir e só a Deus adorar.

COMO ENOQUE, Andes na presença do teu Deus
Nos caminhos de paz e da santificação
Vivendo no teu lar, com amor, muita paixão
Consagrando ao Senhor tua vida e a dos teus.

COMO BOM FILHO DE DEUS, ao Senhor tu ames
Também ao teu próximo, como sendo teu irmão
Como bom pai, aos teus filhos exortes
Com amor e disciplina, santa correção.

COMO OBREIRO APROVADO, apresenta-te a Deus
Como altar purificado, sem motivo de vergonha
Pois, Fo este santuário que Deus te concedeu
Sem iras, sem atrito, antes que o sol se ponha.

COMO PLANTA, BEM VIÇOSOS TEUS FRUTOS
 sejam bênçãos, como árvore da vida, tua língua seja assim.
As palavras bem sinceras, sem intrigas, sem ofensas
Verdadeiras e transparentes, para ti e para mim.

COMO SERVO DO BOM DEUS, sirva ao Rei Bendito
Pois, foi ele quem te fez, ao seu nome exalte
Entre nos seus átrios, sua presença bendize
Cante seu louvor consolando ao aflito.

COMO ALUNO, APRENDAS o ensino do teu mestre
Ao seu “ide” atende, cumpras tua missão
Leva as boas novas, na cidade ou no agreste
Alcançando o bom nome de cristão.

OH! HOMEM DE DEUS! O que está esperando?
O tempo está se cumprindo, venha logo, sem demora.
As nações estão aflitas, muito sangue derramando
Sê tu um atalaia, na tua terra ou lá fora.

A DOMINANTE MAJESTADE DO PODER PESSOAL

"Pois o amor de Cristo nos constrange" - 2 Coríntios 5.14


Paulo diz que é governado, dominado pelo amor de Cristo e seguro por ele como que por um torninho. Poucos de nós sabem o que seja estar preso assim pelo amor de Deus, porque estamos presos apenas pela força de nossa experiência. A única coisa que prendia Paulo, a ponto de nada mais haver em seu horizonte, era o  amor de Deus. "O amor de Cristo nos constrange";  quando percebemos essa realidade em alguém concluímos que nunca poderemos  confundi-la, pois reconhecemos que o Espírito de Deus está atuando livremente nessa vida.
Quando nascemos de novo, do Espírito de Deus, pomos a ênfase no que Deus fez por nós, e é justo que assim o seja. Mas o batismo do Espírito Santo muda para sempre essa nossa colocação e  começamos a perceber  o que Jesus quis dizer quando falou: "Sereis minhas testemunhas". Não testemunhas do que Jesus pode fazer - isso seria um testemunho elementar - mas "minhas testemunhas".
Consideramos tudo o que nos acontece como se estivesse acontecendo a ele, quer se trate de elogio ou de acusação, perseguição ou aprovação. Ninguém pode posicionar-se dessa forma em Jesus Cristo  sem ser constrangido pela majestade de seu poder pessoal. É a única coisa que realmente importa, e o mais estranho é que essa é a última coisa que o obreiro cristão percebe. Paulo diz que é dominado pelo amor de Cristo, razão por que ele age como age. Os homens podem chamá-lo de louco ou de sensato, pouco lhe importa; ele vive apenas para um objetivo: persuadir os homens quanto ao juizo de Deus e ao amor de Cristo. Só essa entrega total ao amor de Cristo produz fruto  na vida; e a impressão que sempre deixa é a do poder e da santidade de Deus, nunca de nossa própria santidade.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

HOJE

"Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele" Sl. 118.24

Quantas coisas boas e agradáveis perdemos ou deixamos de gozá-las, porque teimamos em não viver  o HOJE.  Gostamos de remoer o ONTEM e ansiar pelo AMANHÃ.
A palavra de Deus é clara na expressão do Salmista: "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos nele".  Perder a alegria e o regozijo de hoje pelo sofrimento de ontem é sofrer duplamente.  Empanar o brilho da alegria de hoje, por temer o dia de amanhã, é apostar no pior.
O próprio Jesus Cristo, no seu profundo conhecimento da natureza humana, recomendou que a ansiedade e a inquietação pelo futuro devem ser afastadas: "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal".
Quando depositamos a nossa vida nas mãos do Senhor, nada pode abalar o  a nossa esperança. É certo que sofremos, mas devemos aproveitar o sofriento como oportunidade para o exercício da nossa fé e transformá-lo em instrumento para a glória de Deus.
A amargura e a ansiedade, além de embotarem o nosso raciocínio, tornam o sofrimento mais pesado.  Quando vivemos amargurados pelos problemas passados e ansiosos pelos que poderão vir, perdemos a alegria de viver e transformarmos a nossa vida num grande deserto.
O servo do Senhor goza da alegria e da paz que estão além das circunstâncias. Hoje é o dia que o Senhor fez, e ofez para que nos alegrássemos e regozijássemos nele. Desfrute as alegrias e as bênçãos de HOJE, porque o AMANNHà ainda não lhe pertence, e o ONTEM  já passou.

- Edina Santos de Oliveira
SAF em Revista, Ano 40/ nº 1/ janeiro-fevereiro-março/ 1994. 


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Renovarei meu voto de Fidelidade no Ano Novo!

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios". Salmos 90.12

Encontra-se agora no passado mais um ano de vida. Abre-se um Ano Novo diante de nós. Que registro será o seu?  Que escreverá cada um de nós em suas páginas?  Qual a maneira que passaremos cada dia?
Devemos começar o Ano com um coração purificado da contaminação do orgulho e do egoísmo.  E afastar também de nós também toda condescendência pecaminosa e busquemos tornar-nos fiéis, diligentes discípulos na Escola de Jesus. Um novo ano descerá suas páginas alvas aos nossos olhos.
Que escreveremos aí?
Procuremos começar este ano com justos desígnios e motivos puros, como seres responsáveis perante o Senhor Deus. Se nos ligarmos a Deus, a fonte da paz, da luz e da verdade, Seu Espírito fluirá por nosso intermédio como um conduto, de modo a refrigerar e beneficiar a todos ao redor de nós.
Pode ser que este será o ultimo ano de vida para nós. Não o iniciaremos com refletida consideração?Não há de ser sinceridade, o respeito, a benevolência, amor acima de tudo com todos?  Devemos lembrar sempre que, considerar o nosso próximo, é trata-lo bem, ou melhor, como gostaríamos que nos tratassem.
Não retenhamos coisa alguma dAquele que deu Sua preciosa vida por nós.
Consagremos todos a Deus a propriedade que ele nos confiou. Acima de tudo, demo-nos nós mesmos como servos voluntários em sua obra.
Oxalá o início deste ano seja uma ocasião inesquecível em que Cristo entre em nosso meio e diga: "Paz seja convosco". João 20.19
Ainda que tardiamente DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ ANO NOVO.
Vivemos por atos, não por anos; por pensamentos, não respiração; por sentimentos, não algarismos de um relógio. Devemos contar o tempo pelo pulsar do coração que bate, pelo homem, pelo dever. Vive mais aquele que mais pensa, sente mais nobremente e procede melhor".
São os desejos de coração desta serva.

Adaptado por  Maria Helena Alves Ribeiro.